Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Histórico > O Patrono
Início do conteúdo da página
O Patrono

O Patrono

vascoalves

BRIGADEIRO VASCO ALVES PEREIRA

 

  •      Nasceu a 25 Dez 1819 no território do Alegrete, pertencente então ao município de Cachoeira e faleceu naquela cidade em 05 Mai 1883.
  •       Em 1835 com 16 anos, alistou-se na Guarda Nacional, combatendo durante as lutas do decênio Farroupilha.
  •       Fez as campanhas de 1851/52 contra Oribe e Rosas. Quando da invasão Paraguaia de 1865, arregimentou um corpo de voluntários em Alegrete, cuja frente assistiu a rendição de Uruguaiana.
  •       Auxiliou o Barão de Porto Alegre na organização do 2º Corpo de Exército, com o qual seguiu para o Paraguai, comandando a 6ª Brigada de Cavalaria, cuja frente   combateu em Curuzu e Curupaiti, onde foi ferido. Distingui-se posteriormente nos encontros de Tuiu-Cuê e na 2ª Batalha  de Tuiuti, onde foi novamente ferido. Como Comandante da 3ª Divisão de Cavalaria participou das vitórias de Itororó, Avaí, Lomas Valentinas, Peribebuí e Campo Grande. Fez com máximo brilhantismo as campanhas do Brasil Império, na qual atingiu o posto de Brigadeiro Honorário do Exército Imperial. Por Imperial Decreto, de 18 de maio de 1870, foi agraciado com o título de Barão de Sant’Ana do Livramento. Dignitário das Imperiais Ordens do Cruzeiro e da Rosa, também foi condecorado com as medalhas de Mérito e Bravura Militar e a Geral da Campanha do Paraguai
  •        Era casado com D. Rosa Nunes Pereira, Baronesa de Sant’Ana do Livramento e foi proprietário de uma parte da “Fazenda de Ibirocal”.

    frente do rgt

Fim do conteúdo da página